COFIP ABC reconhecerá empresas e órgãos públicos por atendimento ao Plano de Auxílio Mútuo

Cerimônia de entrega do 4º Prêmio Destaque será realizada no dia 10 de março, na Oxiteno, em Mauá (SP)

Mauá, março de 2017 – O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) reconhecerá as empresas e os órgãos públicos que se destacaram ano passado no atendimento aos requisitos e procedimentos do Plano de Auxílio Mútuo (PAM Capuava). A cerimônia de entrega do 4º Prêmio Destaque será realizada no dia 10 de março, a partir das 9h30, na Oxiteno, em Mauá (SP).

Serão reconhecidas as empresas AkzoNobel, Bandeirante Química, Braskem (três unidades), Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, RECAP – Petrobras, Vitopel e Suatrans, assim como os órgãos públicos 8º Grupamento de Bombeiros, Defesa Civil de Mauá, Defesa Civil de Ribeirão Pires, Defesa Civil de Santo André, SAMU de Mauá e SAMU de Santo André.

Criado em 2013, o Prêmio Destaque tem o objetivo de mensurar o atendimento às atividades permanentes do PAM como reuniões, simulados de emergência, auditorias nas empresas, testes diários do sistema de comunicação e envios de informes sobre quedas de balões. Empresas e órgãos públicos pontuam conforme o atendimento aos procedimentos do PAM.

No primeiro trimestre de cada ano, são entregues troféus e certificados para as empresas e os órgãos públicos que se classificam como ouro (atendimento acima de 90%), prata (superior a 75% e inferior a 89%) e bronze (superior a 60% e inferior a 74%). “Após a implantação do prêmio, percebemos a melhoria contínua no atendimento aos requisitos do Plano, o que gera maior sinergia dentro do grupo”, afirma Valdemar Conti, coordenador do PAM.

PAM – Por meio do Plano de Auxílio Mútuo (PAM Capuava), uma empresa em situação de emergência pode recorrer ao apoio das outras, que liberam recursos humanos e materiais, como profissionais brigadistas, equipamentos e viaturas de combate a incêndio, para realizar a resposta à emergência.

Para garantir eficiência, o PAM dispõe de sistema interno de comunicação digital, que é monitorado 24 horas por dia. Em situação de emergência, a empresa aciona o sistema para que as parceiras recebam o chamado e liberem as equipes de socorro. Vias internas bem sinalizadas, que interligam as diversas plantas industriais do Polo, permitem atuar com rapidez em casos de emergências.

SOBRE O POLO INDUSTRIAL
O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.

SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 10 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br